Consciência negra

No dia 20 de novembro é lembrado no Brasil o Dia da Consciência Negra. É uma data muito mais reflexiva do que celebrativa. Para ajudar na reflexão sobre os motivos da data a ser evocada, o Grupo Teogeek apresenta 5 filmes com a temática de racismo que justificam não apenas o Dia da Consciência Negra, mas também a necessidade de programas de cotas e de um estudo sério e amplo sobre racismo estrutural

 

  1. Branco sai, Preto fica (Adirley Qieiroz 2015)

O primeiro filme de nossa lista é o brasileiro Branco sai, Preto fica do diretor Adirley Queiroz. O titulo remete a um grito de ordem de policiais em 1986 em um baile na Ceilândia, Brasilia, quando houve um massacre de pessoas pretas. A partir desse acontecimento, a narrativa do filme usa a ficção cientifica para falar sobre racismo, repressão e injustiça. Filme de maturidade do cinema independente brasileiro.

  1. Mississipi em Chamas (Alan Parker 1988)

Durante o Verão da Liberdade, 1968, em que estudantes universitários do norte dos Estados Unidos partiram para o sul segregacionista na missão de inscrever os negros para eleição, três jovens ativistas dos “Direitos Humanos” desaparecem misteriosamente. Dois agentes federais, um recém-formado, interpretado por Willem Defoe e outro veterano do sul, feito por Gene Hackman, são designados para desvendar o caso. Filme mostra toda hipocrisia religiosa e mostra o pior que o ser humano pode apresentar.

  1. Tempo de Matar (Joel Schumacher 1996)

Este é um filme para corajosos e corajosas. Atuações brilhantes de Matthew McConaughey, Sandra Bullock, Samuel L. Jackson e da então atriz mirim, Rae’Ven Larrymore Kelly. Uma menina de 12 anos é violentada por uma grupo de supremacista brancos e são postos em liberdade. Como vingança o pai da menina mata um dos assassinos e depois é defendido por um jovem e ambicioso advogado branco.

  1. Cores e botas (Juliana Vicente 2010)

Este é um curta e de grande valor reflexivo. O filme apresenta a garota Joana que tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 80: ser Paquita. Sua família é bem sucedida e a apoia em seu sonho. Porém, Joana é negra, e nunca se viu uma Paquita negra no programa da Xuxa.

  1. Corra! (Jordan Peele 2018)

Jordan Peele lançou o filme Corra!, que conta uma história de racismo em formato de terror — mesmo que o preconceito já não fosse aterrorizante por si só. Na trama, o personagem Chris (Daniel Kaluuya) namora com Rose (Allison Williams), e depois de um bom tempo de namoro eles viajam para conhecer a família dela. Porém, ao chegar lá, uma zona rural dos Estados Unidos, ele descobre que tudo não passava de uma armadilha racista, bizarra, perturbadora e claustrofóbica.

É claro que há muitos filmes a serem citados, mas para um domingo em casa, esses 5 filmes te ajudarão a entender que, sim, o racismo existe e deve ser combatido!

 

No responses yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.